O efeito que certos medicamentos podem causar na saúde bucal
Alguns medicamentos podem apresentar efeitos colaterais que afetam a boca. A xerostomia (boca seca), decorrente da baixa produção de saliva, é o mais comum deles. A falta da limpeza proporcionada pela saliva aumenta o risco de formação de cárie e outros problemas bucais, uma vez que os tecidos moles da boca ficam irritados, podendo ficar inflamados e mais propensos a infecções.
Medicamentos, como os diuréticos, analgésicos, antialérgicos, antidepressivos e os descongestionantes podem causar esse tipo distúrbio (boca seca), mas esse não é o único problema que pode ser causado. Existem medicamentos que podem afetar o esmalte dentário após seu uso prolongado. Outros podem aumentar o risco de cáries se o paciente não escovar os dentes após a sua ingestão, devido à grande quantidade de açúcar que alguns remédios têm em sua fórmula (os xaropes, por exemplo).
Já os antiepiléticos e os imunossupressores (medicamentos usados para evitar rejeição após transplantes de órgãos), podem causar o crescimento do tecido da gengiva (hiperplasia gengival), dificultando a higiene oral. Às vezes é necessário realizar uma cirurgia para corrigir o excesso de tecido da gengiva (gengivectomia).
Demais medicamentos podem causar outros distúrbios, como dormência, formigamento, alterações no paladar, e sangramento excessivo da gengiva durante a escovação ou uso do fio dental. Caso isso aconteça, comunique o seu dentista. Ele saberá indicar os métodos mais adequados para recuperar a umidade oral.
A linha Xerolacer, composta por creme dental, enxaguatório bucal, gel tópico e spray foi desenvolvida para auxiliar na hidratação oral, trazendo mais conforto para as pessoas portadoras de xerostomia (boca seca). Sua fórmula exclusiva restabelece as funções salivares perdidas, recompõe e estimula a produção de saliva. Fale com seu médico ou dentista a respeito.