Feridas

As feridas na boca podem ser sinal de que há algo de errado com o corpo. A redução do fluxo de saliva na boca (xerostomia) é uma das causas, mas podem ser também consequência de infecções virais ou bacterianas, aftas e imunidade baixa. Um exemplo de infecção comum, que fazem surgir pequenas bolhas na região dos lábios que doem e ardem é o herpes labial.

A maioria das lesões desaparecem no prazo de 7 a 10 dias, quando a causa é identificada e tratada corretamente, mas em alguns casos menos comuns se a ferida persistir por mais de 1 semana pode indicar doenças mais graves, como sífilis, cancro mole, lúpus e líquen plano.  Alguns medicamentos, como anti-inflamatórios e quimioterapia também podem causar feridas na boca.

Também é importante ficar atento ao câncer bucal que pode ocorrer em qualquer parte da boca (língua, céu da boca, gengiva, lábios, garganta e parte interna das bochechas), portanto é fundamental verificar se existem manchas brancas ou avermelhadas na boca, espessamento da pele ou algum caroço.

Vale ressaltar que é sempre importante consultar um médico ou dentista quando uma ferida surge na boca, mesmo que não se sinta dor, pois pode ser algo mais sério e somente um profissional especializado saberá analisar as características da lesão, investigar sua causa e indicar o melhor tratamento.

A linha Xerolacer, composta por creme dental, enxaguatório bucal, gel tópico e spray foi desenvolvida para auxiliar na hidratação oral, trazendo mais conforto para as pessoas portadoras de xerostomia (boca seca). Sua fórmula exclusiva restabelece as funções salivares perdidas, recompõe e estimula a produção de saliva.  Fale com seu médico ou dentista a respeito.